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Fazer promoções é uma boa estratégia em vários sentidos. Por meio dessas ações, é possível conquistar mais clientes, aumentar o faturamento e fazer com que um produto parado saia do estoque. Entretanto, é essencial saber como implementar essa estratégia.
Não adianta fazer uma promoção “por fazer”. É preciso ter planejamento para que ela traga os resultados esperados. O passo mais importante é definir com clareza o motivo da ação, por exemplo, conquistar novos clientes, fazer o lançamento de um novo produto, ganhar publicidade. Saber os objetivos da promoção é fundamental para definir a melhor estratégia a ser adotada.
Se a finalidade da promoção já foi definida é hora de colocar em prática. Algumas ideias interessantes para fazer promoções e aumentar as vendas são:
Os “grandes descontos” são tão antigos quanto a própria existência do segmento comercial. Entretanto, continuam sendo uma excelente técnica para aumentar as vendas.
Quase todas as pessoas esperam determinadas épocas do ano para aproveitar esses descontos. Um exemplo disso, são as liquidações de inverno ou verão. O mais interessante é que esse tipo de promoção pode ser aplicado em qualquer modelo de negócio, seja ele de produto ou serviço.
Aqui estamos falando de um corte de preços. Esse modelo promocional tem um grande peso psicológico, especialmente, quando a venda é feita por um preço muito mais abaixo que o normal.
É importante fazer um levantamento cuidadoso para definir o período da promoção e qual o valor dos cortes.
A promoção “compre 1 e leve 2” é um método que sempre funciona. Dificilmente, encontramos uma pessoa que não quer comprar mais coisas gastando menos. Psicologicamente, isso faz uma diferença muito grande, além disso, há o fator publicidade, pois como não é algo feito diariamente, quem comprou tende a avisar o máximo de pessoas possível sobre a novidade.
As vendas flash são as populares promoções por tempo limitado. As pessoas esperam muito por gratificações instantâneas e, mesmo quando não procuram, não resistem ao encontrar uma.
Limite a oferta promocional que faria em 30 dias para 24 horas e veja como o potencial da promoção vai aumentar!
É interessante considerar que o consumidor somente será atraído por alguma ação se ela for, realmente, importante para ele. Sendo assim, conhecer bem o mercado e o público-alvo é a base de tudo. Outro fator que não deve ser negligenciado é a percepção do consumidor, isto é, ele não deve sentir-se enganado, especialmente na questão dos preços.
É por isso que o planejamento e avaliação das estratégias devem ser as primeiras ações de uma promoção. Afinal, quanto mais focada e detalhada for, melhor será para a redução de falhas e aumento das vendas!
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